A Era Da Curadoria (ou o que se espera dela)

Oi! Tudo bem?

Na última viagem a Salvador (sabe como é, visitar famílias em épocas festivas), enquanto esperava o vôo ainda em Curitiba, olhando o feed de notícias no Facebook, um título de um livro chamou a minha atenção:

A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!

O título me levou aos autores, o Mario Sergio Cortella e o Gilberto Dimenstein. Para quem não sabe, o Cortella é um filósofo e educador com várias publicações importantes na área, e o Dimenstein é o coordenador do site Catraca Livre, um site em que as notícias são realmente relevantes, utilizando de times em diversos locais em todo o país.

Bom, com essa dupla e com esse título, comecei a minha busca pelo livro. Procurei nas livrarias do aeroporto de Curitiba, aeroporto de Guarulhos, aeroporto de Salvador, e nada. Incrível, não? Um livro recente, com tanto nome, não ser encontrado facilmente… ah, antes que falem de Amazon, Kindle, pdf, … eu sou adepto ao livro físico! Me sinto muito mais confortável lendo dessa forma.

Cheguei em Salvador, fiz o papel social de visitar alguns amigos, rever e curtir todos os familiares com um olho sempre nas livrarias, em busca da curadoria (eu realmente me interessei por esse termo). De Salvador fui para Aracaju aonde em mais uma livraria de aeroporto o livro não estava disponível. Visitei mais duas livrarias em dois shoppings da cidade e nada. Nesse momento, pensei… vou ter que pedir via algum site para entregar em Curitiba. Mas eu realmente queria começar a ler esse livro o quanto antes.

Mais social feito com familiares, vamos voltar a Salvador. De volta, visitando a Saraiva no Shopping Salvador, comecei a procurar o livro na seção de filosofia (foi a primeira seção que achei ser possível encontrar)… quase que dada como “sem sucesso” essa minha busca, parti para a parte de sociologia… beeeeem naquele canto, beeeem escondido, eis que encontro o tal.

imagem.aspx

Comecei  ler o livro lá mesmo, na livraria, sentado em um café “acoplado” a própria livraria… pedi um Dopio (meio que um expresso duplo), e já me encantei com a primeira frase do livro

Educar pela comunicação; Comunicar pela educação

A ideia do livro é um bate-papo entre os dois autores, um com o perfil mais de jornalista e outro com perfil mais da pedagogia. O termo curadoria, na verdade seria a palavra chave, associada aquela pessoa que distribui conhecimento, que faz a colaboração de informação com o intuito de gerar conhecimento.

Durante o decorrer do livro, encontramos debates sobre a velocidade da tecnologia, sobre o modo com as informações chegam e nos prendem com tanta coisa sem necessidade ou sem valor (lembrem-se, algo sem valor para você nem sempre é sem valor para outra pessoa, por isso a necessidade do filtro da informação relevante PESSOAL).

Bom, chega de spoiler… após o café, comprei o livro e estou quase finalizando a leitura. Minha percepção é de que é um livro excelente para as pessoas que querem entender o funcionamento das informações, ter uma visão mais profissional, digamos assim, desse big bang de informações. Deixo abaixo o link do Youtube do lançamento na Livraria Cultura, com a apresentação dos dois autores.

A Era Da Curadoria – Lançamento

Grande abraço!!

MM

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s