Vulnerável? Mas quem?

Você é vulnerável? Seja sincero.

Passei boa parte da vida lutando contra isso, é verdade. Muitos de nós vivemos assim. Mas vulnerabilidade está ligado a muita coisa. Meu maior defeito com a vulnerabilidade está ligada ao perfeccionismo. Principalmente no trabalho. Sempre fui muito “certinho” com processos, projetos, a ponto de morrer de ansiedade quando qualquer coisa foge do plano. E cá entre nós, as coisas SEMPRE fogem do plano. Mas vá falar para um ansioso perfeccionista isso. É sempre a mesma história: “Eu sei que não é certo ser perfeccionista, que temos que ter a mente aberta aos erros e sempre utilizar deles para uma melhoria contínua da vida” (bonito isso, né?). Mas palavras serão sempre fáceis de serem ditas.

O perfeccionismo não é o caminho que nos leva aos nossos talentos e ao sentido da vida; ele é um desvio perigoso.

Brené Brown – A Coragem de Ser Imperfeito

O livro em questão “A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown” foi indicação de um vídeo do Seiiti Arata. Comprei ele em Novembro de 2015, mas deixei ele paradinho aqui, e todo dia eu olhava para aquela capa que me chamava a atenção no título. Em paralelo, eu tentava organizar a minha vida, planejava certificações, estudos, trocava de emprego, tirava umas férias de 2 meses, mas continuava com a idéia de que se eu não conseguisse cumprir aquilo tudo conforme planejado, tinha algo errado…

Mês passado comecei a ler o livro e uma das melhores passagens que eu li esse ano foi a seguinte:

O livro imperfeito que é publicado é melhor do que o livro perfeito que nunca saiu do computador.

Não estou aqui dizendo que o livro possui uma fórmula mágica de como viver bem, ou como viver sem vulnerabilidade (o que é também um risco), mas indico a leitura para que seja possível entender que existe uma balança a qual você pode seguir. Óbvio, ainda tenho muito caminho pela frente, mas já me livrei de alguns vícios que travavam o “desenrolar” de pontos importantes na minha vida.

a-coragem-de-ser-imperfeito-brene-brown-editora-sextante-18229-MLB20152030664_082014-F

A quem interessar, o link do livro: http://www.buscape.com.br/a-coragem-de-ser-imperfeito-brene-brown-8575429582

E abaixo, um vídeo interessante sobre o assunto.

Grande abraço. 🙂

2 thoughts on “Vulnerável? Mas quem?

Leave a Reply

