“eu não sei”

Já parou para pensar que é possível simplesmente olhar para o céu, ver um pouco as nuvens, o clima e responder diferente? Algo como: “eu acho que será um tempo bom, tem poucas nuvens no céu, não está ventando muito.”

Qual foi a diferença nas duas respostas? A motivação. O interesse. Existem três estágios (no meu ponto de vista) para a solução de um problema:

  1. Descaso – Falta de conhecimento e interesse em entrar no assunto.
  2. Tentativa – Falta de conhecimento, talvez, mas interesse em conhecer o assunto, ou até mesmo interesse em continuar um papo agradável com uma pessoa que você se sente bem em estar junto.
  3. Sucesso – Conhecimento no assunto, motivação em explicar para outra pessoa, além de manter um papo agradável.

Tem uma frase do Tony Robbins que eu acredito ser de extrema importância:

“People are not lazy. They simply have impotent goals – that is, goals that do not inspire them.”

Vamos por exemplo, no meu caso… Quando me perguntam: “Marcelo, você viu que o time A ganhou do time B ontem?” Minha resposta, na maioria das vezes é: “Não vi, fulano. Mas me conte, foi um jogo bom?”. Percebeu a diferença da segunda parte da frase? O interesse movimenta as pessoas, estimulam elas, e além disso, aproxima. Se eu tivesse respondido somente “Não vi, fulano”, provavelmente o papo morreria aí. Ou imagina ainda se eu tivesse respondido “Vi sim, fulano. Inclusive, o jogador A poderia muito bem não ter jogado por causa do lance X, não acha?”. Parecem coisas simples, mas pare para analisar o impacto que você consegue causar nas pessoas dessa simples forma, mostrando interesse em coisas que ela possui interesse. Não estou aqui dando dicas de persuasão, apesar de saber que é exatamente dessa forma que funciona. Só quero estimular um pouco o pensamento do que temos a ganhar com simples coisas que deixamos passar.

Comecei a ler o livro da Paula Abreu (Escolha a sua vida) que fala um pouco da história dela, de como ela conseguiu mudar a vida dela, de forma a ajudar as pessoas, mostrando interesse verdadeiro. E como isso gera um fluxo de coisas boas. Veja o trailer abaixo:

Ainda não terminei, mas logo logo pretendo fazer um review da experiência e claro, pegar alguns insights e colocar nas minhas metas e planos. Quem tiver interesse em comprar o livro, não é caro, e pode ser vendido como ebook ou audiobook.

Ebook + Livro de Exercícios – https://go.hotmart.com/H5013275G
AudioBook + Livro de Exercícios – https://go.hotmart.com/G5013277B

Grande abraço!

MM

 

Leave a Reply

